DIY: Estante de Caixotes de Feira
sábado, dezembro 12, 2015
Olá Arqtudos! Não é novidade para ninguém que decoração com caixotes de feira está sendo usado e muito bem usado em diversos projetos de decoração e muitas inspirações podem ser vistas em lugares como o Instagram e principalmente o Pinterest. E para o nosso primeiro projetinho, estou trazendo uma linda estante de caixotes de feira. Essa estante fica incrível, super moderna e contemporânea, além de ser muito fácil de fazer, ainda mais se você estiver alguém para lhe dar uma mãozinha no trabalho pesado. Então para começar, vamos ao material:
1. Caixotes de feira.
2. Rodinhas de apoio.
3. Pincel médio, mais ou menos na largura da madeira do caixote.
4. Lixa para madeira nº 100.
5. Tinta Acrílica Branca.
6. Pregos.
7. Parafusos de rosca soberba.
Agora, vamos ao passo a passo:
Antes de mais nada, para você conseguir os seus tão sonhados caixotes, basta procurar a feirinha mais próxima e fazer a sua melhor cara e perguntar se o feirante pode lhe vender ou doar alguns caixotes. Mas também, pode-se encontrar caixotes jogados ao longo dessa mesma feirinha. Assim que você conseguir as suas lindas peças de madeira, o primeiro passo é lixar todos os seus caixotes e em seguida passar um pano úmido para tirar toda poeira.
Depois de lixados e limpos, você começa passando a primeira demão de tinta, por toda a superfície da peça, tanta na parte interna, quanta na parte externa. As pinceladas devem ser firmes e longas, porem sem aplicar muita força e sempre no mesmo sentido, para assim proporcionar um bom acabamento.
Depois de dada a primeira demão de tinta, eu sugiro que vocês deem uma rápida lixada pelo menos na parte externa das peças, para assim remover qualquer parte mais grossa de tinta e melhorar o acabamento. Após feito isso, deve-se dar outra demão de tinta, dessa vez mais atenta que a anterior, seguindo os mesmos critérios de qualidade e tomando ainda mais cuidado com o acabamento. Para ficar com uma boa cobertura, foram utilizadas 3 demãos de tinta.
Ao final da ultima demão de tinta, você pode ir lixando essas pontinhas de tinta que ficam por conta da pintura feita com o pincel ou por conta de restos de partes que não foram bem lixadas. Feito isso, você pode invernizar com verniz em spray ou verniz líquido com a utilização de pincel ou rolo. Porém nessa estante, não foi aplicado verniz. Após feito isso, pode começar a montagem das peças de acordo com o seu projeto, de acordo com a sua necessidade.
Para garantir uma boa execução da estrutura da estante e firmeza da mesma ao longo de sua vida útil, utiliza-se algumas peças de madeira retiradas dos próprios caixotes para fazer o travamento das peças umas as outras, pra que a mesma fique firme. Então, foram empilhados todos os caixotes, pregados entre eles e reforçados com as peças em madeira presas lateralmente.
Por fim, foram feitos buracos no caixote mais próximo ao chão e assim foram parafusadas as rodinhas à estante, sendo duas rodinhas comuns e duas rodinhas com trava de segurança para dar mais estabilidade a estante.
Depois de feita a sua peça, basta curtir e arrumar do jeito que você mais gosta, de acordo com as suas necessidades, colocando tudo que precisa que esteja a mão.
Todas as fotos foram tiradas por Carolina Braga, do Blog "Comprei na China"
0 comentários